Início da Compostagem do Lodo da ETE

Os resíduos sólidos oriundos da Estação de Tratamento de Efluente corresponde a 55% do total de resíduos gerados na fábrica. Portanto, foi de extrema importância buscar soluções que proporcionassem não somente uma destinação mais sustentável, mas também uma forma de reaproveitar esse material, tendo em vista que sua geração é contínua.
Desta forma, em 2020, a Nitriflex firmou parceria com a empresa Organosolo para que esses resíduos fossem encaminhados para a compostagem. Desde então, todo o lodo gerado é compostado e transformado em produtos fertilizantes para diversas atividades. Além disso, a própria Nitriflex faz o uso desses fertilizantes em seus jardins internos.

O projeto de compostagem do lodo contribui para os objetivos de desenvolvimentos sustentável (ODS- ONU) 2 e 12 , ao estabilizar e tornar esse resíduo livre de passivos e poluentes, que posteriormente é reinserido no meio ambiente de forma altamente vantajosa, eficiente e com alta aplicabilidade em outras atividades. Além disso, ele ajuda a promover uma agricultura sustentável, ao utilizar de resíduos para a produção de adubos que serão introduzidos na produção e cultivo de hortaliças, e alimentos para consumo humano, e não somente para plantas de paisagismo.

Para saber mais, acesse nosso case publicado pela Associação Brasileira da Indústria de Química e de Produtos Derivados (Abiquim) através do link: http://ods.abiquim.org.br/consumo-e-producao-responsaveis/cases

Início da Compostagem do Lodo da ETE